terça-feira, 2 de junho de 2015

50 equipas no torneio de futebol de apoio aos presos em Hendaia

Centenas de pessoas e 50 equipas participaram, dia 30 de Maio, na 12.ª edição do campeonato de futebol de 7 de apoio aos presos e refugiados políticos bascos em Hendaia (Lapurdi, EH). Só de Ondarroa (Bizkaia) foram três equipas (Ondarrutarrak, Pelauk e Ekipo Rosi). Os vencedores do torneio foram o Euskal paliza.

Para além da parte desportiva, houve múltiplas actividades solidárias, culturais, para crianças. Os concertos, com Oliba Gorriak, Tximeleta e Anestesia, estiveram à pinha. / Ver: Turrune! [com mais fotos], kazeta.info e olibaGorriak

O refugiado Enrique Lopez foi encarcerado
O habitante do bairro da Txantrea (Iruñea) foi detido na semana passada no País Basco Norte. Ontem, depois de prestar declarações num tribunal de Paris, recebeu ordem de prisão, juntamente com Nathalie Chasseriaux, e foi enviado para a cadeia de Fresnes.

Chasseriaux, de 38 anos, foi detida em Biarritz no dia 28 de Maio, e Lopez, de 49, foi detido na mesma localidade no dia seguinte, após a descoberta de armas que, alegadamente, pertenciam à ETA. No dia 31 de Maio, foram levados para Paris, e ontem um juiz deu-lhes ordem de prisão preventiva.

A coligação EH Bai criticou as detenções e a atitude do Estado francês por, em seu entender, apostar na repressão e não na resolução do conflito. Por outro lado, dezenas de pessoas participaram numa concentração de protesto, em Biarritz, contra a repressão e em defesa da resolução. / Ver: kazeta.info e mediabask.eus