No dia 13, realiza-se uma marcha em Ezkerraldea contra o desemprego, os cortes nas prestações sociais e as despesas militares. Ezkerraldea (Margem Esquerda) é uma comarca biscainha fortemente atingida pela crise: cerca de 25 mil pessoas (21% da população) estão desempregadas e 61 mil não recebem nenhum tipo de ajuda. A situação dos jovens e das mulheres é a mais grave. Entre os que têm trabalho, os baixos salários e a falta de contratos são uma situação comum.
A taxa de desemprego entre os jovens ronda os 50% e muitos dos que trabalham não têm contrato. Os Altos Fornos da Bizkaia surgiram nos anos de prosperidade da região. Hoje, a realidade das pessoas é marcada pela precariedade e pela pobreza - daí que se diga, na comarca, que deixou de haver «proletariado» e passou a haver «pobretariado».
No contexto desta marcha, que parte ao meio-dia do Parque de Santurtzi, o Herrikolore realizou um pequeno documentário sobre a situação socioeconómica na comarca, no qual pessoas de diferentes sectores dão a conhecer as suas perspectivas e fazem um apelo à mobilização.
Marcha contra o desemprego em Ezkerraldea [Herrikolore][Em euskara e castelhano.] Ver: herrikolore e argia
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Marcha contra o desemprego em Ezkerraldea [vídeo]
Etiquetas:
luta laboral,
Manifestações,
Notícias,
Opinião,
Repressão,
VIDEO