domingo, 28 de junho de 2015

Milhares de pessoas mobilizam-se pelas herriko tabernas

Por iniciativa do Eleak, dos movimentos Libre e dos espaços populares visados, foram agendadas, para este fim-de-semana, múltiplas acções de apoio às herriko tabernas e associações cujos bens o Estado espanhol, por via da sua «justiça», quer roubar. Milhares de pessoas participaram nas mobilizações que começaram sexta-feira, continuaram ontem e terminam hoje, em protesto contra a sentença do Supremo espanhol e o facto de ela ter como fundamento a «perseguição política e ideológica».
Ontem, houve manifestações, almoços populares, concertos e outras iniciativas em todos os territórios do País Basco Sul. Em Gipuzkoa: Donostia, Villabona, Tolosa, Azpeitia, Beasain, Ordizia, Zumaia, Lasarte, Andoain, Usurbil, Irun, Pasaia, Mutriku e Errenteria. Na Bizkaia: Bilbo, Algorta, Sopela, Mungia, Portugalete, Balmaseda, Sestao, Zornotza, Zaldibar, Elorrio, Dima, Galdakao, Erromo/Itzubaltzeta, Larrabetzu e Lekeitio. Em Araba: Bastida. Em Nafarroa: Iruñea, Leitza e Tutera.
O Argia preparou uma compilação com imagens de acções levadas a cabo na sexta e no sábado. As fotos são de Indautxu (Bilbo), Donostia, Andoain, Usurbil, Zumaia, Lekeitio, Ordizia, Larrabetzu, Elorrio (a de cima), Billabona, Zaldibar e Erromo/Itzubaltzeta (a de baixo). / Ver: argia e Berria