No sábado, um amigo do preso político basco Gotzon Amaro (Santutxu, Bilbo) sofreu um acidente rodoviário em Palência, quando o ia visitar na cadeia de Valhadolide. A Etxerat revelou que não houve feridos, mas que a viatura ficou bastante danificada.
De acordo com a nota da Etxerat, o acidente deu-se quando o amigo do preso político santutxuarra, que está há sete anos na cadeia e deve sair em Setembro de 2016, ia ultrapassar um camião e perdeu o controlo do carro, indo embater na divisória central. O carro ficou bastante danificado; ainda assim, o acidentado conseguiu fazer a visita, depois de activar o seguro.
Trata-se do «quinto acidente provocado pela dispersão este ano», diz a associação de familiares e amigos de presos políticos bascos, que afirma «estar farta desta maldita roleta russa chamada política de dispersão». «Chega!», conclui. / Ver: etxerat.info (eus / cas)
CENTENAS NA TXANTREA CONTRA A DISPERSÃO
A manifestação partiu da Praça do Euskara, na Txantrea (Iruñea), sob o lema «Porque hay muchas razones/hamaika arrazoi daudelako, dispertsiorik ez!». Durante o percurso, ouviram-se palavras de ordem contra a dispersão dos presos políticos bascos e a favor do seu repatriamento. No final, uma organização leu um pequeno comunicado a explicar os motivos para acabar com esta política.
Por outro lado, familiares de Enrike López, habitante da Txantrea durante muitos anos refugiado e recentemente encarcerado, agradeceram o apoio recebido nas últimas semanas. / Ver: ahotsa.info
segunda-feira, 15 de junho de 2015
Política de dispersão provoca quinto acidente do ano, em Palência
Etiquetas:
Dispersão,
Manifestações,
Notícias,
Presos Políticos,
Repressão