terça-feira, 11 de agosto de 2009

Anunciam manifestação para a Aste Nagusia de Bilbau, pela mudança política e pela independência


Arantza Urkaregi, Dabi Alonso e Marta Pérez Etxeandia deram hoje uma conferência de imprensa em Bilbau e anunciaram uma manifestação para dia 21 deste mês, que partirá às 12h horas da Praça Elíptica, e na qual também se reivindicará a ikurriña «face à bandeira espanhola imposta por Azkuna» e se mostrará solidariedade aos perseguidos políticos bascos.

Defenderam a mudança política no caminho para a independência e criticaram o facto de «nesta época de mudança persistir o bloqueio político na disputa que Euskal Herria e os estados espanhol e francês mantêm para determinar as bases para uma nova etapa política para o nosso povo».

Os independentistas referiram que os governos espanhol e francês «estão a apostar no prolongamento do conflito em toda a sua crueza. Para eles, vale tudo para atingir quem luta pelos direitos de Euskal Herria e, nesta estratégia de guerra, puseram o nosso povo num verdadeiro Estado de excepção».

Situaram nesse contexto o desaparecimento de Jon Anza, a morte de Remi Ayestaran, a proibição de manifestações, as detenções, a retirada de fotos ou «a gravíssima perseguição policial a que muitas pessoas estão a ser sujeitas neste país, através da ameaça e da tortura, como é o caso de Alain Berastegui ou o de Lander Fernández».


Afirmaram que aquilo que o ministro espanhol do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, «realmente teme» é «o projecto político da esquerda abertzale», pois «o que realmente preocupa o Governo espanhol é a presença que esse projecto possa ter nas instituições e o apoio popular que possa alcançar».

Consideram que existem duas razões para esse temor: «Por um lado, que o carácter político do conflito seja exposto e, por outro, que por vias pacíficas e democráticas o projecto da esquerda abertzale seja capaz de articular uma maioria social e popular no caminho para a criação do estado basco soberano».