O TGV implica um gasto público enorme e não cumpre os requisitos sociais e ambientais mínimos para poder ser considerado aceitável.
No Outono de 2006, de forma quase secreta e sem as fotos e as imagens institucionais de primeira página, tiveram início as obras do Y basco, projecto que goza do acordo financeiro entre os governos de Madrid e Gasteiz.
Desde então, assistimos a inúmeros protestos e mobilizações contra o TGV e, ainda assim, a desinformação existente em grande parte da sociedade basca é preocupante; o TGV implica um gasto público enorme e não cumpre os requisitos sociais e ambientais mínimos para poder ser considerado aceitável. As obras já começaram, mas os danos mais graves ainda estão para chegar.
Por isso, nesta obra colectiva tratámos de apresentar os nossos argumentos para solicitar uma nova abordagem a este projecto destruidor e o seu adiamento, e conseguir dessa forma uma Euskal Herria mais verde e sustentável.
AA.VV., TAV. Las razones del NO, organização de Iñaki Barcena e Josu Larrinaga, Txalaparta, 2009, 410 pp. (21,00 €)
No Outono de 2006, de forma quase secreta e sem as fotos e as imagens institucionais de primeira página, tiveram início as obras do Y basco, projecto que goza do acordo financeiro entre os governos de Madrid e Gasteiz.
Desde então, assistimos a inúmeros protestos e mobilizações contra o TGV e, ainda assim, a desinformação existente em grande parte da sociedade basca é preocupante; o TGV implica um gasto público enorme e não cumpre os requisitos sociais e ambientais mínimos para poder ser considerado aceitável. As obras já começaram, mas os danos mais graves ainda estão para chegar.
Por isso, nesta obra colectiva tratámos de apresentar os nossos argumentos para solicitar uma nova abordagem a este projecto destruidor e o seu adiamento, e conseguir dessa forma uma Euskal Herria mais verde e sustentável.
AA.VV., TAV. Las razones del NO, organização de Iñaki Barcena e Josu Larrinaga, Txalaparta, 2009, 410 pp. (21,00 €)
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Fonte: lahaine.org