quarta-feira, 12 de agosto de 2009

«Txupinera» da Aste Nagusia de Bilbau ameaçada: recebeu uma carta com uma bala


A txupinera Sonia Polo recebeu uma carta com uma fotografia sua e uma bala. O sindicato LAB, que tornou pública a ameaça feita a Polo, sublinha que a «cruzada mediática» empreendida pelo PP e pelo PSE contra a sua companheira «começa a dar os seus frutos». A Bilboko Konpartsak, que se vai reunir esta tarde, já manifestou a sua preocupação e apelou à participação na conferência-concentração que realizará na sexta-feira, ao meio-dia, em frente ao teatro Arriaga.

Solozabal e Polo pedem às pessoas que se divirtam na Aste Nagusia

Pouco depois de Joseba Solozabal e Sonia Polo se terem apresentado perante os meios de comunicação como pregoeiro e txupinera, respectivamente, da Aste Nagusia de Bilbau, o LAB fez saber que Polo recebeu ontem uma carta que continha uma fotografia sua e uma bala.

A txupinera, trabalhadora do Município de Bilbau e membro da comparsa Eguzkizaleak, foi alvo de uma intensa campanha por parte do PP e do PSE com o propósito de a impedir de dar início às festas da Aste Nagusia, e isto por ser irmã de um preso político basco.

Num primeiro momento, o PP bloqueou a sua eleição por ser irmã do preso Sergio Polo; posteriormente, o PSE instou o autarca, Iñaki Azkuna, a evitar a sua nomeação, e chegou-se mesmo a temer que não houvesse pregoeiro.

O LAB da Câmara Municipal de Bilbau denunciou a «cruzada mediática» movida «por alguns vereadores deste mesmo Município (PSOE-PP) com pouco estofo democrático» contra a txupinera e trabalhadora da Câmara.

Salienta que «estes senhores» não respeitam o funcionamento da Bilboko Konpartsak, comissão de festas, e «não entendem o carácter popular das festas de Bilbau e da participação dos cidadãos na Aste Nagusia».

O sindicato, que manifestou a sua solidariedade à txupinera, afirma que a campanha «começa a dar os seus frutos» com a bala recebida por Polo, «enviada, naturalmente, por algum correligionário dos partidos mencionados e que no seu cinto traz mais alguma coisa do que o habitual telemóvel».

Reunião
A Bilboko Konpartsak também mostrou a sua preocupação e fez saber que se reunirá esta tarde para decidir as medidas que irá tomar.
Expressa ainda o seu mal-estar por se ter chegado a uma «situação muito tensa», e não tem dúvidas em responsabilizar o PP, o PSE e «os meios de comunicação que deram continuidade ao seu jogo».
«Foram esses partidos e essa comunicação social que estiveram na base desta ameaça contra a txupinera, as comparsas e as festas».

Na sequência: «A Ertzaintza abriu uma investigação»

Notícia completa: Gara
-
Na foto: Sonia Polo e Joseba Solozabal na apresentação como txupinera e pregoeiro da Bilboko Aste Nagusia (Gara)
-
Ver também: «Ameaçam Sonia Polo de morte, próxima txupinera da Aste Nagusia bilbaína», em SareAntifaxista

«A carta ia dirigida ao 'Chefe das Festas-Aste Nagusia' de Bilbo e continha um projéctil de calibre 9mm parabellum e um recorte de imprensa com a foto da txupinera».

----------------------------------------------------------
Exemplo de intoxicação mediática, a propósito das festas de Gasteiz


A cartilha: «en apoyo a los presos de ETA» / «apoyo a presos de ETA»

Contraste: a faixa (ver com atenção)