sábado, 15 de agosto de 2009

Euskal Herriko jaien berriak / Notícias das festas do País Basco (II)


O Município de Gernika decide suspender o pregão
O plenário do Município de Gernika, reunido hoje em sessão extraordinária para abordar exclusivamente a proibição, por parte da Audiência Nacional espanhola, de actos de apoio a presos políticos bascos, decidiu, com os votos a favor dos vereadores do PNV, do EA e do Aralar, cancelar a leitura do pregão, no qual estava prevista a intervenção de representantes do Club de Rugby Gernika, responsável pela organização, juntamente com a Etxerat, de um dos actos em solidariedade com os presos políticos bascos, e realizar em silêncio a marcha das festas.
Após a sessão plenária, ficou decidido que seria o autarca, José María Gorroño (EA), a lançar o txupin que marca o início das festas e que não haveria pregão. Gorroño afirmou que a varanda da Câmara Municipal é de acesso público e que as autoridades municipais não poderão impedir que algum morador faça uso da palavra a partir desse lugar e nesse momento.

Também afirmou que esta decisão, tomada com base na proibição do tribunal de excepção espanhol, «afecta as festas como nunca tinha acontecido».
Fonte: Gara

Em Bilbau, Sonio Polo recebe a solidariedade e o carinho da Bilboko Konpartsak Na conferência de imprensa que decorreu hoje em Bilbau, em frente ao teatro Arriaga, e em que participaram cerca de 300 pessoas, a Bilboko Konpartsak expressou o seu carinho e a sua solidariedade à txupinera da Aste Nagusia bilbaína, alvo de intensa campanha mediática e política, por parte do PP e do PSE, pelo facto de ser irmã de um preso político, culminada na última terça-feira com a recepção de uma carta que continha uma foto sua e uma bala.
Afirmaram que, com os ataques à txupinera e a todos os símbolos da Aste Nagusia, estão a atingir todos os bilbaínos e todas as bilbaínas. Por tudo isto, disseram «Chega!» e pediram que não se fale mais da txupinera nem da Aste Nagusia a não ser em clave festiva. No final, proclamaram um sonoro e repetido «Txupinera aurrera!», o que deixou Polo emocionada.
Também alguns vereadores de Sopela, município costeiro dos arredores de Bilbau onde Sonia Polo habita, manifestaram em comunicado a sua solidariedade à sopeloztarra, denunciando a campanha de que foi alvo e pedindo aos responsáveis políticos e das festas que não entrem numa dinâmica de confrontação e linchamentos.
Fonte: Gara


Vídeo da conferência-concentração da Bilboko Konpartsak (euskaraz/castelhano). Fonte: bilbokobranka