quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Garzón declara ilegais três manifestações em Donostia por «enaltecimento do terrorismo» e Lakua proíbe a marcha convocada para Bilbau

Tasio (Gara)

EA insta Lakua a reflectir sobre o «desatino» do veto e a EB apela ao direito à manifestação

O juiz Baltasar da Audiência Nacional espanhola proibiu e declarou ilegais três manifestações convocadas para os dias 14 e 15 em Donostia por considerar que com elas se trata de «enaltecer o grupo terrorista [sic] e os seus membros».

O magistrado tomou esta decisão na sequência da solicitação feita pelo magistrado Miguel Ángel Carballo, que defende que estes actos «mascaram» e «emulam» outros convocados pelo Movimento pró-Amnistia, «sucedâneo da ilegalizada Askatasuna».

O departamento do Interior de Lakua, por seu lado, continua com a sua política de veto e, tal como o fizera relativamente às marchas de Donostia, proibiu a manifestação convocada pela esquerda abertzale para o dia 21, em Bilbau, com o lema «Independentziaren bidean. Aldaketa politiko eta soziala» [A caminho da independência. Mudança política e social].

Toda a justificação para a proibição da manifestação é uma lengalenga por demais conhecida. Destaca-se o facto de chegarem ao ponto referir, na argumentação, a participação de independentistas conhecidos na conferência de imprensa em que se anunciou a manifestação: «três membros da autodenominada esquerda abertzale, Arantza Urkaregi, Dabi Alonso e Marta Pérez, que foram vereadores na Câmara Municipal de Bilbau em representação de partidos agora ilegalizados».

Ver: Gara e Gara

Nota: «sucedâneo da ilegalizada Askatasuna» / «partidos agora ilegalizados». É, de facto, uma das grandes especialidades da democracia à espanhola e basco-espanhola: ilegalizar.
-
Bem a propósito, ver: «Magistrados, partidos e colectivos de extrema-direita competem para ver quem veta mais mobilizações», em Gara
-
Sugestão: «Rudolf Ares», de Mikel Arizaleta, em kaosenlared.net