terça-feira, 18 de agosto de 2009

Conferência de imprensa da esquerda 'abertzale': «Estes tempos assemelham-se ao mais negro do franquismo»

Em conferência de imprensa, Xanti Kiroga fez uma avaliação dos últimos episódios de repressão protagonizados pela Ertzaintza e garantiu que a retirada das fotos dos presos nos leva até à zona mais negra do franquismo

A esquerda abertzale fez uma apreciação, em conferência de imprensa, do «forte ataque da frente espanholista» empreendido com «a desculpa da retirada das fotos dos presos» em diversos bares de Iruñea.

Xanti Kiroga, que esteve acompanhado pelos autarcas de Bera, Lakuntza e Etxalar, referiu que «o Governo está nervoso e tem razões para tal», pois «deparou com mais resistência do que esperava» ao «tentar encobrir uma realidade impossível de esconder», a da existência de «presos políticos».


«Com a retirada das fotos dos presos, as forças armadas fazem-nos retroceder às imagens da zona mais negra do franquismo», afirmou Kiroga, que chamou a atenção «para a irresponsabilidade da classe política» perante esta situação.

No que diz respeito ao pedido feito pelo magistrado de encerramento provisório dos bares Ezpala e Zurgai [em Iruñea], Kiroga considerou que as acusações que recaem sobre os dois responsáveis e as duas empregadas de ambos os estabelecimentos são «acusações graves sem qualquer fundamento».

Estas quatro pessoas comparecem hoje na Audiência Nacional espanhola como imputadas por crimes de «enaltecimento do terrorismo» e de «desobediência grave», por se recusarem, segundo a Guarda Civil, a retirar as fotos dos presos.

Por seu lado, o autarca de Bera, Josu Irazoki, leu o texto da moção que o seu grupo prevê apresentar na próxima sessão plenária da localidade, no qual se rejeita a «dinâmica de repressão» contra os presos e contra quem se solidariza com eles, fazendo-se ainda um apelo no sentido da continuidade deste trabalho.