quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Na Venezuela, Iñaki Etxebarria saiu em liberdade


Os detalhes relativos ao culminar deste processo chegarão mais adiante mas, para já, podemos ficar felizes por Iñaki e por toda a comunidade de refugiados bascos

Acabámos agora mesmo de saber que, na Venezuela, foi comunicada a libertação do refugiado político basco Iñaki Etxebarria.

O poder político espanhol tentou fazer com que este militante abertzale refugiado na Venezuela fosse deportado. Houve grande receio de que os interesses económicos pudessem desvirtuar o processo judicial mas parece que a Venezuela manteve a sua dignidade nacional, não cedendo às pressões espanholas.

Os detalhes relativos ao culminar deste processo chegarão mais adiante mas, para já, podemos ficar felizes por Iñaki e por toda a comunidade de refugiados bascos.

Como refere a hego-haizea.blogspot.com, fica o agradecimento do Povo Trabalhador Basco às mulheres e aos homens que na Venezuela defenderam o Iñaki e defendem o conjunto da comunidade basca anti-imperialista, apesar da vergonha que representam para Euskal Herria alguns elementos ligados à diáspora basca e afins à direita pseudonacionalista alinhados abertamente com a extrema-direita fascista venezuelana e com os EUA e contra o Povo Trabalhador Venezuelano.

Mais informação em: aporrea.org