sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Em Berriozar, a Esquerda Unida junta-se à direita navarra e ao PSN para evitar que o vereador 'abertzale' lance o 'txupin'

Tasio (Gara)

A edil da Esquerda Unida no Município de Berriozar (Nafarroa) vai votar a favor da moção apresentada na segunda-feira por UPN, CDN e PSN, na qual se pede ao autarca da localidade, Xabier Lasa (NaBai), que impeça os vereadores da ANV, democraticamente eleitos, de lançarem o txupin [foguete] que assinala o começo das festas, no dia 26 de Agosto.

A medida foi aprovada por unanimidade na assembleia municipal da EU de Berriozar, que ratificou a avaliação feita pela vereadora desta formação, Laura Jiménez. Afirmaram que «não concordam com a decisão de ceder o foguete à ANV» por considerarem que é «precipitada» e «não consensual».
Como tal, manifestaram a sua intenção de apoiar a moção em que se solicita que a ANV não lance o txupinazo, como lhe pertencia [o sistema é rotativo e a ordem corresponde ao número de votos que cada força política obteve: primeiro, a força mais votada; depois, a segunda força mais votada; e assim sucessivamente]. Com este voto, a moção antidemocrática passa.

Fonte: kaosenlared.net