sábado, 15 de agosto de 2009

Vergonha!: a Ertzaintza bate nos familiares dos presos políticos bascos em Donostia


Como acontece todas as sextas-feiras e, apesar de o juiz da Audiência Nacional espanhola ter declarado «ilegais» novas convocatórias a favor dos presos políticos bascos, entre elas a encartelada da Etxerat, várias centenas de familiares vieram para a rua e manifestaram-se pelas ruas de Donostia até chegar ao Boulevard, onde foram interceptados pela Ertzaintza.

Os familiares, que traziam as fotografias dos seus próximos, comunicaram aos agentes que queriam chegar até ao Buen Pastor, propósito que viram recusado. Depois de alguns minutos de diálogo, os familiares recolheram a faixa que abria a marcha, onde se lia «Euskal presoak eta iheslariak etxera» [Os presos e os refugiados bascos para casa] e começaram a retirar-se, por entre os aplausos e mostras de solidariedade para com os perseguidos políticos. Foi então que se deu a primeira carga policial contra os familiares, muitos dos quais de idade avançada.
Depois, repetiram-se as cargas na Alde Zaharra [Parte Velha].

Horas antes, o autarca de Donostia, Odón Elorza, tinha manifestado a sua confiança na capacidade da Ertzaintza para «controlar» a encartelada semanal da Etxerat.

Das cargas policiais resultaram dois feridos. De acordo com testemunhas oculares, um dos feridos é um homem de 85 anos de idade, atingido junto a um olho por uma bala de borracha e atendido por pessoal da Cruz Vermelha antes de ser levado para um hospital. O outro ferido foi também atingindo por uma bala de borracha, numa perna.
Notícia completa: kaosenlared.net




Imagens da encartelada e da repressão policial, ontem, em Donostia. Fonte: Kaos.TV