sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Kashbad - «Oinutsik»


«Oinutsik» [Descalça], tema dos Kashbad (Orereta, Gipuzkoa, EH). Pode ser um chill out, se o leitor/ouvinte assim o entender/sentir. A semana noticiosa foi intensa e é mais que certo que a luta continua. Fica este tema do álbum Hesiak [Cercas], de 1999. Gostamos da Sorkun.

Zapatak erantzi ditut, lokarriak askatuz, / oinutsik belarraren laztanak nabaritu nahi ditudalako, / nire azalean. / Egurraren beroa, harriaren hotza. / Askatasunean. // Zapatak erantzi ditut, nire burura neurtzeko, / hazi ote naizen ikusteko, ez nire altuera jakiteko, /askatasunean. // Modak agindutako plataformek, / bihotza lurretik geroz eta gehiago / aldentzen didate... // Zapatak erantzi ditut nire barneak hala eskatzen zidalako: / Askatzeko... / Distantziak gerturatzeko... / Kilkerren kantuak nire belarriek ezezik / nire oinek ere lurraren zirrararen / bidez bizi ditzaten... / Askatasunean!

Descalcei-me, desatando os atacadores, / descalça porque quero sentir / as carícias da erva na minha pele. / O calor da madeira, o frio da pedra. / Em liberdade. // Descalcei-me para me medir, / para ver se cresci, não para saber a minha estatura. / Em liberdade // Os patamares que a moda impõe / afastam cada vez mais o meu coração do solo. // Descalcei-me porque assim me pedia o meu interior, / para me libertar. / Para diminuir a distância. / Para que, como os meus ouvidos sentem prazer / no cantar dos grilos, / os meus pés também possam desfrutar o solo. / Em liberdade!

Tradução com a ajuda de: eu.musikazblai.com