domingo, 26 de maio de 2013

A Araba Sin Garoña mobilizou-se contra a central nuclear e acusou o CSN de «prevaricação»

O possibilidade de prolongamento da vida da central nuclear de Garoña - se o Governo de Rajoy o confirmar, a central continuará aberta durante um ano sem produzir electricidade - constituiu um duro golpe para a sociedade alavesa. O revés provocou mal-estar, e agora está-se a pôr em causa a independência do Conselho de Segurança Nuclear (CSN), que tomou a decisão.

Ontem, numa concentração em Gasteiz convocada pela plataforma Araba Sin Garoña em protesto contra a decisão do CSN, o seu porta-voz, Alberto Frías, disse que a Procuradoria-Geral do Estado deve proceder a uma investigação, pois, «mais do que indícios», «existem dados objectivos que mostram que, por interesse, uma autoridade pública está a tomar decisões injustas sabendo que o são». / Ver: Gara

Ver também: «A Araba Sin Garoña mobiliza-se pelo encerramento definitivo da central nuclear franquista» (SareAntifaxista)

Mais de mil pessoas manifestaram-se em Tafalla contra o TGV
Realizou-se ontem em Tafalla (Nafarroa) uma manifestação em defesa do comboio e contra o TGV, que teve precisamente como lema «Tren sí, TAV no».

Havia muito que não se via tanta gente - perto de 1500 pessoas - a manifestar-se nas ruas de Tafalla. Na mobilização, os manifestantes deixaram claro o seu espanto e a sua indignação perante a insistência do Governo de Nafarroa em prosseguir com as obras do TGV entre Castejón e Campanas - um ramal sem ligações a norte e a sul com as linhas de alta velocidade -, e mais ainda quando existe a possibilidade de instalar um terceiro carril - válido para a bitola ibérica e para a europeia, para o transporte de mercadorias e para o de passageiros -, como se irá fazer no resto dos ramais do corredor navarro, por apenas 10% do custo da linha de alta velocidade.
À frente da manifestação, a segurar a faixa, seguiam pessoas de Castejón, Marcilla, Tafalla, Valdorba-Orbaibar e Pamplona-Iruñea.

Manifestação em Tafalla: comboio sim, TGV não