sábado, 18 de maio de 2013

A Ertzaintza carregou com violência em Gasteiz antes de prender Xabier Agirre, que hoje foi libertado

Estão ainda frescas na memória de todos as imagens da brutalidade policial da Ertzaintza - a polícia autonómica espanhola - esta semana em Ondarroa, quando foi prender Urtza Alkorta, e que deixaram orgulhosos o lehendakari Urkullu e a conselheira do Interior. Pois sem sequer ter passado uma semana, voltaram a prender outro basco - Xabi Agirre, em Gasteiz - para o entregarem aos espanhóis, e, no decorrer da operação, espancaram diversas pessoas que estavam junto a Xabi para o apoiar.

Xabi, a quem falta cumprir quatro meses da pena a que foi condenado (acusado de participar numa acção de sabotagem contra uma sucursal bancária, em 2006), decidiu acorrentar-se à Subdelegação do Governo espanhol de Gasteiz antes de ser detido, sendo por isso acusado de um crime de desordem pública.

A Ertzaintza apareceu no local e malhou sem contemplações no pessoal que estava a apoiar Xabi. A Polícia Municipal de Gasteiz também achou por bem juntar-se às actividades repressivas, e também carregou sobre os presentes na concentração - um dos quais foi detido, acusado «atentado contra agente da autoridade».

«Em suma, nada de novo debaixo do sol de Euskal Herria: uns batem e prendem, outros mostram-se orgulhosos disso e outros estão orgulhosos de um povo e de uma juventude lutadores e comprometidos que não renunciam aos seus direitos nacionais, sociais e à sua dignidade». / Fonte: boltxe.info, naiz.info e gazteiraultza.info

Detenção de Xabi Agirre e cargas
Detenção de Xabi Agirre e cargas

Libertado
A associação Etxerat fez saber que Xabier Agirre, ontem detido em Gasteiz para cumprir quatro meses de pena de prisão, foi libertado hoje de manhã. Agirre recebeu ordens para se apresentar na prisão até segunda-feira, mas não o fez. Acabou por ser preso ontem, depois de se acorrentar à Subdelegação do Governo espanhol em Gasteiz, acompanhado por vários amigos e apoiantes. Na sequência da intervenção violenta da Ertzaintza, foi detida uma outra pessoa, que foi libertada ainda ontem. Agirre, por seu lado, foi libertado hoje. (Ver: Berria)

Ver também: «Barañain: o Sortu denuncia a amenaza policial durante a recepção a Xabier Sagardoy» (ateakireki.com)
Numerosos militares espanhóis ocuparam a localidade para tentar evitar manifestações de carinho para com ex-preso político basco.