terça-feira, 21 de maio de 2013

Rodeia o Capital: centenas de pessoas rodearam a sede do patronato em Iruñea

Organizada pelos sindicatos e colectivos sociais que convocaram a Greve Geral de 30 de Maio no País Basco Sul, a iniciativa «Rodeia o capital, promove a mudança social» teve início no dia 14 deste mês com o «rodeia a Segurança Social» (em defesa de um sistema público de pensões próprio que garanta uma pensão digna a todos os homens e mulheres), prosseguiu hoje com o «rodeia o patronato» (contra a reforma laboral) e termina no dia 28 com o «rodeia as cozinhas hospitalares» (contra as privatizações no sector da Saúde, em defesa de serviços públicos de qualidade).
Armado com a reforma laboral do PP, o patronato despede a torto e a direito. Em Nafarroa, já há 58 000 desempregados. E os que trabalham são alvo das ameaças e dos cortes dos empresários, que procuram baixar de forma brutal os salários e eliminar a negociação colectiva para assim imporem a sua vontade. Precisamos de um quadro próprio de relações laborais, por forma a garantir condições laborais dignas e a distribuição do trabalho. / Fonte: ateakireki.com

Sabino Cuadra [Amaiur]: «Cada vez é mais clara a submissão do PNV aos ditames de Madrid e do Partido Popular»
A coligação soberanista basca Amaiur apresenta hoje no Congresso dos deputados, em Madrid, uma moção em que, diz Sabino Cuadra, «queremos que se fale da contestação social e sobre a criminalização social», e na qual também faz «a defesa da desobediência civil». Esta moção é apresentada numa altura em que é crescente a contestação social e em que o PP responde com uma tentativa de maior criminalização do protesto.
O deputado da coligação soberanista também se referiu à Greve Geral convocada para 30 de Maio, tendo sublinhado que em Nafarroa «terá características especiais». Sobre a reunião de hoje entre o Governo de Iñigo Urkullu e os líderes da oposição na Lehendakaritza, Cuadra disse que é «cada vez mais clara a submissão do PNV aos ditames de Madrid e do Partido Popular». (Info7 Irratia)