
Em Julho de 2012, foi libertada sob fiança, com metade dos cinco anos de pena a que fora condenada pela AN espanhola cumpridos (foi acusada de colaboração com a ETA). Alkorta recorreu para o Supremo, mas este confirmou a sentença em Fevereiro último. O Acordo de Gernika criticou a decisão judicial, na medida em que só coloca mais entraves à via da resolução do conflito, e os seus advogados afirmaram que Urtza Alkorta podia ser detida a qualquer momento.
Urtza tinha de se apresentar na prisão até dia 18 de Abril, mas, depois de receber a ordem de prisão, disse que não a iriam encontrar: «Têm de vir à minha procura». / Fonte: Berria, lea-artibaietamutriku.hitza.info 1 e 2 [Bihar goizean denok Ondarrura! Animo! Eutsi gogor!]
O preso político basco Edu Perez de Anuzita foi libertado

Perez de Anuzita deve chegar ao aeroporto de Loiu pelas 23h00; dali, será acompanhado por uma caravana de automóveis até ao bairro bilbaíno de Deustu, onde viveu vários anos e onde lhe serão dadas as boas-vindas. Depois, seguirá para Igorre [dizem Iurre]. Para o fim-de-semana estão programadas várias iniciativas em Arratia (a região a que pertence Igorre) para lhe dar as boas-vindas.
Perez de Anuzita foi detido em 1994, acusado de pertencer ao grupo Bizkaia da ETA. / Fonte: BilboBranka