sábado, 11 de maio de 2013

Em Ondarroa, a voz é para manter o muro firme

Os participantes no muro popular construído em Ondarroa (Bizkaia) fizeram um apelo à população para que esteja atenta e para que compareça na Alameda nos momentos em que a Ertzaintza possa tentar prender Urtza Alkorta. Por outro lado, uma grande manifestação de apoio a Alkorta, convocada pelos signatários do Acordo de Gernika, percorreu as ruas da localidade hoje ao princípio da tarde.

Apesar da satisfação com a resposta dada pelas pessoas, na assembleia realizada hoje à tarde pediu-se aos cidadãos que não «abrandem o seu empenho» no Aske Gunea de Ondarroa.

A conselheira do Departamento de Segurança de Lakua disse que a Ertzaintza iria prender Urtza Alkorta no momento mais oportuno; tomando em consideração essas palavras, as pessoas reunidas na Alameda de Ondarroa apontam sobretudo para domingo e segunda à noite - e por isso pedem aos cidadãos que não deixem de estar presentes nesses momentos.

Acusada de prestar ajuda à ETA, Urtza foi condenada a cinco anos de cadeia em Fevereiro; em Abril, recebeu ordens para se apresentar na prisão, coisa que se recusou a fazer. Então, a Ertzaintza tentou prendê-la por duas vezes, mas sem a encontrar em casa.

Na sexta-feira, por volta das 13h00, Urtza apareceu no Aske Gunea de Ondarroa, tendo afirmado que é tempo de esvaziar as prisões e não de as encher. À tarde, realizou-se uma manifestação, e depois cerca de 150 pessoas passaram a noite na Alameda.

Hoje de manhã, o deputado do EH Bildu Julen Arzuaga deu uma conferência, a que se seguiu, por volta das 13h00, uma grande manifestação de apoio a Alkorta, convocada pelo Acordo de Gernika. Nessa altura, um helicóptero da Ertzaintza andava lá em cima e nas redes sociais corria a voz de que na esquadra havia mais polícias do que é habitual.

Depois do almoço, houve sessão de acrobacia, concertos e outras actividades. Também se está a preparar um programa para os próximos dias, para promover a participação de pessoas da comarca e da localidade. / Fonte: naiz.info / Ver também: Berria

Resistência em Ondarroa: imagens do 2.º dia
Muita informação, fotos e links para notícias: Turrune!