sexta-feira, 31 de maio de 2013

A ONU confirma que Maria Atxabal foi torturada

Espanha tem um prazo de 180 dias para tomar medidas contra a tortura. Atxabal foi torturada em 1996 e ainda sofre as consequências psicológicas. Atxabal agradeceu a todos os que a apoiaram, e sublinhou que a luta contra a tortura não acabou.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU confirmou que Maria Atxabal foi torturada, e fez diversos pedidos ao Governo espanhol. O Estado terá de pagar uma compensação a Atxabal e garantir que ela recebe a ajuda especializada de que necessitar. Torturada em 1996, Atxabal ainda hoje sofre de stress pós-traumático. Esteve incomunicável durante três dias e depois foi encarcerada, tendo passado um ano na prisão.

O conselho também pediu a Madrid que acabe com o período de incomunicação dos detidos, argumentando que esta medida possibilita a tortura. Deu um prazo de 180 dias a Espanha para tomar medidas a este respeito.

Quando Atxabal foi presa e torturada, era membro da Askagintza. Hoje, deu uma conferência de imprensa em Bilbo, acompanhada pelo seu advogado, Jaime Elias, e por Jorge Del Cura, do Centro de Documentação contra a Tortura, para divulgar o deferimento do recurso interposto junto do Conselho de Direitos Humanos. Atxabal agradeceu a todos os que a apoiaram, tendo acrescentado que a luta contra a tortura não acabou; o objectivo é que mais ninguém seja torturado. / Fonte: Berria / Ver: naiz.info