segunda-feira, 27 de maio de 2013

Grevistas indiciados de todo o País Basco fazem um apelo à Greve Geral

Grevistas de toda a Euskal Herria que foram alvo de repressão e perseguição no contexto de diversas greves gerais deram hoje uma conferência de imprensa conjunta em Bilbo. Por iniciativa da plataforma Grebalariak Aske!, criada em solidariedade com quatro jovens grevistas bilbaínos, denunciaram a repressão crescente dos últimos anos contra as mobilizações sociais e fizeram um apelo à participação na Greve Geral de dia 30.

Na conferência de imprensa estiveram presentes alguns dos arguidos de Bilbo, Gernika, Gasteiz, Iruñerria, Lizarra e Balmaseda. Alaitz Argandoña, da plataforma Grebalariak Aske!, disse que, «tal como no passado, a repressão cresce à medida que o dia da greve se aproxima».

Nas últimas semanas, cinco jovens de Iruñea foram julgados por uma alegada agressão de um piquete; sete jovens de Gasteiz podem apanhar quatro anos de prisão por terem participado numa mobilização de protesto contra a agressão a Xuban Nafarrate (durante uma jornada de greve); e há pouco soube-se que três jovens de Bilbo, detidos na sequência de incidentes ocorridos na Greve Geral de 29 de Março, enfrentam penas de 14 anos de prisão.

Argandoña disse que o facto de todos os pedidos das acusações serem divulgados nas semanas anteriores à greve «não é um acaso», e considerou que os ataques visam atingir pessoas que trabalham em prol de «um sistema social e económico mais justo».

No entanto, mesmo com os ataques, pediram às pessoas que trabalham no sector social e sindical que não se atemorizem com a repressão e que prossigam com o seu trabalho. Fizeram ainda um apelo à participação na Greve Geral da próxima quinta-feira. / Ver: BilboBranka