segunda-feira, 27 de maio de 2013

O preso político basco Kandido Sagarzazu foi agredido na prisão de Múrcia

A associação Etxerat fez saber que o preso donostiarra Kandido Sagarzazu foi agredido por um funcionário da prisão Múrcia II no passado dia 21 de Maio.

De acordo com a nota emitida pela Etxerat, o donostiarra encontrava-se no pavilhão desportivo da prisão quando um funcionário se aproximou dele «com uma atitude bastante agressiva». O preso preferiu não lhe ligar, tendo sido então agredido num braço.

Na sequência da agressão, «como vem sendo habitual nestes casos», o preso foi levado para o isolamento de 48 horas. Para protestar contra esta situação, Mikel Izpura, outro preso político basco neste cárcere, recusou-se a sair da cela, para assim ser também levado para o isolamento e manifestar solidariedade ao seu companheiro.

A Etxerat denunciou a atitude agressiva do funcionário, lembrando que os direitos dos presos políticos bascos devem ser respeitados e que não existe qualquer «justificação ou desculpa» para situações deste género. / Ver: etxerat.info 1 e 2

Marcha em Bilbo pela libertação dos presos políticos doentes
No sábado, uma marcha solidária percorreu as ruas do centro de Bilbo para reclamar a libertação de Txus Martin, que na sexta-feira passada fez 50 anos, bem como a de todos os presos gravemente doentes, como enfatizou Roberto Noval, representante do Herrira.

A manifestação, que foi organizada pelo Herrira e contou com a participação de mais de 200 pessoas, teve como lema «Txus askatu orain. Preso gaixoak etxera!» [Liberdade para Txus já. Os presos doentes para casa]; partiu da Câmara Municipal de Bilbo e passou por alguns pontos emblemáticos, como a Sabin Etxea (sede do PNV) e o Tribunal de Bilbo. / Ver: Gara