terça-feira, 14 de maio de 2013

Diversos sindicatos aderem à mobilização de sábado pelos direitos dos presos políticos bascos

Hoje, os sindicatos LAB, EILAS, ESK, EHNE, Hiru, CNT e Solidari realizaram concentrações nas quatro capitais do País Basco Sul para denunciar «as medidas de excepção que são aplicadas aos presos políticos bascos», e fizeram um convite à participação na iniciativa «M-18 Plazara». [Na foto: concentração em Gasteiz.]

A iniciativa «M-18 Plazara» [18 de Maio para a Praça] tem estado a receber apoio e adesões todos os dias; hoje foi a vez de os sindicatos o expressarem. Em concentrações realizadas nas quatro capitais de Hego Euskal Herria, LAB, EHNE, ESK, EILAS, HIRU, CNT e Solidari aderiram à iniciativa que no próximo sábado irá encher cerca de 200 praças de todo o País Basco e que terá como lema «Giza eskubideak. Irtenbidea. Bakea. Euskal presoak Euskal Herrira» [Direitos humanos. Resolução. Paz. Euskal presoak Euskal Herrira»].

Nas concentrações de Bilbo e Iruñea representantes dos sindicatos efectuaram declarações à comunicação social. Na capital biscainha a secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, e o membro de ESK Josu Balmaseda pediram o fim da «violação constante dos direitos dos presos bascos e dos dos seus familiares». Encorajaram os «filiados» a participar nas mobilizações e disseram que «vão continuar a trabalhar para acabar com as medidas de excepção». / Fonte: Berria e naiz.info / Vídeo: Declarações em Iruñea (cas/eus) (ateakireki.com)

Sobre o MURO POPULAR em ONDARROA: Turrune!, naiz.info, Berria