quarta-feira, 29 de maio de 2013

A AN espanhola vai julgar os «tartalaris» que encheram Barcina de merengue

As tartes foram atiradas no decorrer de uma cerimónia em Toulouse (Occitânia) em 2011. O MP pede cinco anos de prisão para os quatro arguidos.

Barcina «entartada» em Toulouse

A Audiência Nacional espanhola vai tomar a seu cargo o julgamento das quatro pessoas que em 2011 atiraram tartes à presidente do Governo navarro, Yolanda Barcina. O advogado dos arguidos defendeu que o caso devia ser julgado nos tribunais franceses, tendo em conta que os factos se deram em Toulouse, mas a AN espanhola refutou esta argumentação.

O advogado alegou ainda que os tribunais franceses julgaram e arquivaram o caso. Contudo, a AN espanhola afirma que não existe «qualquer risco de se sancionar por duas vezes os mesmos factos», na medida em que os tribunais franceses não disseram que atirar tartes era um crime.

A procuradora Blanca Rodríguez e o advogado da Barcina pediram que o caso fosse julgado em Espanha, porque tanto Barcina como os «tartalaris» têm nacionalidade espanhola. O MP pede cinco anos de prisão e 2700 euros de multa para os quatro arguidos, que são acusados de «atentado à autoridade». / Fonte: Berria