quarta-feira, 29 de maio de 2013

Itziar Moreno e Oihana Garmendia, em greve de fome para protestar contra atitude dos funcionários em Muret

As presas políticas bascas Itziar Moreno (Bilbo) e Oihana Garmendia (Santurtzi, Bizkaia), que se encontram na prisão de Muret Seysses (França), iniciaram uma greve de fome na segunda-feira passada para protestar contra a atitude que a prisão mantém para com elas, informou a Etxerat.

Na segunda-feira, Itziar Moreno envolveu-se numa discussão com um funcionário no pátio, no decorrer da qual, segundo refere a Etxerat, este último a empurrou e atirou para o chão. Em seguida, a presa bilbaína foi algemada e levada de rastos para a cela de castigo. Depois disto, Moreno e Garmendia decidiram iniciar a greve de fome.

O colectivo afirma que este caso «não constitui uma situação isolada, mas sim uma forma de procedimento habitual dos funcionários da prisão de Muret Seysses», e acrescenta que hoje mesmo voltou a ocorrer um novo episódio: «de manhã, quando a foram buscar à cela para a levar ao médico, Moreno pediu papel higiénico a um funcionário, porque não havia, e este recusou-se a dar-lho». E depois voltaram a levá-la de rastos para a cela, diz o colectivo.

A Etxerat salienta o facto de que Moreno e Garmendia «vivem numa situação de grande tensão desde que foram levadas para esta prisão» e denuncia «os insultos, as provocações e as agressões» que os presos políticos bascos têm de suportar por parte dos funcionários prisionais, algo que considera «intolerável». / Fonte: naiz.info e etxerat.info 1 e 2

40 bandas musicais subscrevem um manifesto em defesa dos direitos das presas e dos presos políticos bascos
Consideram que o mundo da música pode unir esforços - para além de organizar concertos ou participar neles - em torno do apoio aos presos e aos refugiados, e entendem que o manifesto é mais uma ferramenta através da qual se pode concretizar esse apoio. «Outra forma de fazer chegar a nossa solidariedade a esses/as presos/as e refugiados/as que tantas vezes foram fonte de inspiração para as nossas letras e canções», referem.

Musika eta elkartasuna / Música e solidariedade
Manifesto «Música e solidaridad: Preso eta iheslariak etxera» (hatortxurock.org)

Lista de bandas que subscrevem o manifesto (ateakireki.com)

Concentração em Iruñea para exigir ao PP o respeito pelos direitos dos presos
Como é habitual às segundas-feiras, anteontem houve concentração frente à sede do PP em Iruñea para exigir o direito dos presos políticos bascos a viver livres em Euskal Herria. Estiveram presentes 57 pessoas; nas faixas que seguravam lia-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata». / Fonte: ateakireki.com