
A sessão de abertura teve lugar às 10h00 e nela estiveram representantes de vários partidos políticos (PNV, EH Bildu e PSE) e de diversas instituições: o Lehendakari, membros do Governo de Lakua, da Udalbiltza e da Euskaltzaindia [Academia da Língua Basca].
No corte da fita estiveram cinco alunos de cada uma das décadas de existência da Asti Leku ikastola. O lema desta edição da festa era «Aldapa leunduz» [suavizando as encostas], pois a ideia é tornar mais suaves as encostas que o euskara tem de subir em Ezkerraldea: «apesar de haver muitos euskaldunes, a utilização da língua não aumenta».
O dinheiro que se conseguir juntar será destinado à ikastola Asti Leku, que faz 50 anos, mais concretamente à construção de novas salas para o Ensino Secundário e à remodelação do pátio. Os municípios vizinhos de Sestao e Santurtzi também foram incluídos no percurso da festa, «pois a Asti Leku sempre recebeu alunos de outros municípios de Ezkerraldea».
Como é hábito, houve actividades para todos os gostos e idades, e muitos milhares de pessoas puderam gozar o dia num óptimo ambiente. / Ver: naiz.info / Fotos: Portugaleteko Ibiladidia / Vídeo: Ibilaldia Portugaleten