quarta-feira, 8 de maio de 2013

O LAB ocupou a sede do patronato navarro para defender os acordos colectivos territoriais

36 militantes do sindicato LAB ocuparam hoje a sede da Confederação de Empresários de Nafarroa (CEN) para reivindicar a «blindagem» dos acordos colectivos territoriais que «estão em risco por causa da reforma laboral de PP-UPN e da acção do patronato navarro». Cá fora, cerca de cem pessoas apoiaram os participantes nesta acção, que foram recebidos com aplausos depois de a Polícia espanhola os ter despejado do edifício.


Igor Arroyo, porta-voz do LAB, lembrou que «no dia 29 de Março de 2012 Navarra parou numa jornada de greve histórica contra a reforma laboral do PP»; no entanto, «o patronato navarro, apoiado pela UPN, continua empenhado em impor essa reforma e, por isso, a classe trabalhadora deve aderir novamente à greve».
Nesta linha, sublinhou que a Greve Geral de 30 de Maio deve ser um ponto de viragem na defesa dos acordos territoriais e na reivindicação de um quadro próprio de relações laborais.
Neste momento, há 17 acordos colectivos em Nafarroa que, se não forem renovados, ficarão sem efeito a 7 de Julho. / Ver: ateakireki.com e naiz.info

Ainhoa Etxaide [LAB]: «A Greve Geral deve dar um impulso à alternativa»
A secretária-geral do sindicato LAB abordou diversas questões: as detenções de ontem no Estado francês, que qualificou como uma «sabotagem ao processo»; a Greve Geral convocada para dia 30 de Maio no País Basco Sul e o seu significado; a forte repressão judicial e policial sobre participantes nas últimas jornadas de greve, ou «como o capital põe em acção todos os seus mecanismos sempre que se convoca uma greve». (Info7 Irratia)