sábado, 25 de maio de 2013

Arranca a criação da «Carta Social de Euskal Herria»

Os sindicatos ELA, LAB, ESK, ESTEE-EILAS, EHNE, Hiru, CNT, CGT-LNK e os colectivos sociais convocantes da Greve Geral de dia 30 de Maio deram hoje início, em Eibar (Gipuzkoa), ao processo de criação da «Carta Social de Euskal Herria», por considerarem imprescindível «mudar radicalmente as políticas neoliberais que estão a ser aplicadas e promover uma transformação política e social». Com a criação da Carta pretende-se reunir um conjunto de propostas e alternativas indispensável à definição de um novo modelo, que esteja ao serviço da maioria social.

O processo de criação do documento, para o qual é solicitada a participação dos cidadãos, prolonga-se até ao fim do ano. Em Junho, deve ser aprovada a metodologia hoje proposta; mais tarde, se o primeiro esboço da Carta for aprovado na assembleia marcada para 5 de Outubro, o documento será debatido nas diversas comarcas e localidades e sectores. Propôs-se que o texto definitivo, já incluindo os contributos e opiniões resultantes do debate, esteja encerrado no dia 14 de Dezembro. / Ver: naiz.info 

Nas manifestações da tarde, sindicatos realçam a força das mobilizações
Convocadas pelo ELA e pelo LAB, hoje houve manifestações nas capitais do País Basco Sul. A aquecer os motores para a jornada de greve geral do próximo dia 30, milhares de pessoas responderam à chamada. Tanto Mikel Noval, do ELA, como Ainhoa Etxaide, do LAB, realçaram o facto de as «mobilizações serem a nossa força». / Ver: naiz.info / Vídeo: Milhares de pessoas manifestam-se em Euskal Herria (naiz.info)

Entrevista:
Elkartzen: «Tenemos que dar una respuesta como pueblo con la Carta Social»
[Patricia Muñoz e Aitor Balda, membros da Elkartzen, entrevistados pelo jornalista Juanjo Basterra, do Gara]

Dia 30 Maio, Greve Geral! Denok grebara!