quinta-feira, 30 de maio de 2013

Greba Orokorra: convocantes destacam a resposta «arrasadora» da classe trabalhadora

Os sindicatos e organizações sociais que convocaram a greve geral fizeram uma avaliação positiva da ampla adesão à jornada de luta em Hego Euskal Herria, considerando que foi um «êxito» e que a resposta dos trabalhores foi «arrasadora». Segundo referiram, a adesão à greve foi generalizada nos diversos sectores e empresas, e mais de 85 000 pessoas participaram nas mobilizações que tiveram lugar ao longo da manhã.

Numa conferência de imprensa que deram hoje à tarde em Bilbo, o secretário de Comunicação do ELA, Patxi Agirrezabala, e a responsável de Serviços Públicos do LAB, Arantxa Sarasola, afirmaram que a paralisação foi «total» (um adesão superior a 70%) em 41% das empresas industriais com mais de 50 trabalhadores e que em 20% destas a adesão se situou entre os 30 e os 70%.

Em relação ao sector público, afirmaram que a adesão foi «generalizada» (embora desigual por comarcas), com maior incidência no Ensino e na Administração Local e Foral, especialmente em Gipuzkoa e nalgumas comarcas biscainhas como Busturialdea e Durangaldea, e com menor incidência na Osakidetza (Saúde), devido aos elevados serviços mínimos impostos.

Nos transportes públicos, a EuskoTren teve apenas os serviços mínimos a funcionar; no metro de Bilbo a incidência foi «significativa» e nos autocarros de Gasteiz a paralisação atingiu os 60%.

Na construção, pararam todas as cimenteiras e nas obras a greve foi «total» em Gipuzkoa e «muito importante» na Bizkaia e em Araba.

A dirigente do LAB Arantxa Sarasola sublinhou que esta greve representa um «grande impulso para se passar da resposta aos cortes para a batalha pela alternativa» às políticas aplicadas desde que a crise começou e que os sindicatos convocantes resumem na Carta de Direitos Sociais para Euskal Herria que há pouco começou a ser criada.

Por seu lado, o responsável de Comunicação do ELA, Patxi Agirrezabala, destacou a «grande resposta» dada nas empresas e nas ruas, uma mostra de que «a classe trabalhadora está disposta a responder aos ataques dos poderes políticos e patronais». / Fonte: naiz.info / Mais informação: Gara

«A Polícia espanhola prendeu pelo menos nove jovens em Iruñerria» (naiz.info)
Pelo menos nove pessoas, acusadas de «desordem pública» foram detidas em Iruñerria [comarca de Pamplona] ao longo da jornada de Greve Geral, segundo informou a Ateak Ireki. A Delegação do Governo espanhol em Nafarroa eleva o número de detidos para treze. Uma outra pessoa foi detida em Donostia por «resistência e desobediência à autoridade».

Acompanhamento da jornada de Greve Geral em lahaine.org

Piquete na Alde Zaharra de Iruñea (InfoGune)

Piquetes em Iruñerria, Nafarroa (InfoGune)

VÍDEOS - Greba Orokorra: InfoGune / Argia / Berria

FOTOS - Greba Orokorra: LAB / ekinklik / naiz / Berria / ukberri