terça-feira, 14 de maio de 2013

Supremo absolve azpeitiarra condenado por reclamar repatriamento de preso político basco com uma foto

O Supremo Tribunal espanhol absolveu Aritz Arzallus do crime de «enaltecimento de terrorismo», pelo qual fora condenado pela Audiência Nacional espanhola a um ano de prisão e sete de inabilitação. O caso relaciona-se com a colocação de uma faixa num espaço das festas de Azpeitia (Gipuzkoa) em 2011 na qual aparecia a foto de um preso político e a inscrição «Etxera» [«Herrira», na versão do Berria].

Agora, este tribunal espanhol considera que os factos provados descritos na condenação «não fazem qualquer referência a essas finalidades de louvor, enaltecimento ou justificação da actividade terrorista»; são antes «expressão do desejo e da demanda de que os presos condenados por tais actividades (sic) sejam reagrupados, transferindo-os para centros penitenciários próximos dos seus domicílios de origem».

O PP de Getxo insiste
O presidente do PP da Bizkaia, Antón Damborenea, apresentou ontem um documento à Procuradoria para denunciar o comportamento de dois vereadores do Bildu que a 30 de Abril, em sessão de Câmara, vestiram uma T-shirt com a imagem do preso Iñaki Gonzalo Casal, Kitxu, habitante da localidade de Erromo.
Esta imagem também aparecia em cartazes de algumas pessoas presentes na sessão. Nos cartazes, ao pé da imagem do rosto de Iñaki Gonzalo, lia-se a expressão «Bizi osorako zigorrik ez. Kitxu etxera orain» [não à pena perpétua. Kitxu para casa já].

Um porta-voz da Ernai processado no âmbito do encerramento do site
O juiz da AN espanhola Eloy Velasco acusou Mikel Button, um dos porta-vozes da Ernai, da prática do crime de «enaltecimento do terrorismo», por ser alegadamente o autor de vários textos publicados no site da organização juvenil revolucionária, na sequência da morte do preso Xabier López Peña num hospital parisiense. Button terá de depor no Tribunal de Irun (Gipuzkoa).

A 26 de Abril último, o magistrado decretou o bloqueio imediato da página www.ernaiantolakundea.org e processou judicialmente Aitor Ortuondo; há cerca de uma semana, anulou esta última decisão, depois de verificar que Ortuondo não era responsável pela página, mas apenas um técnico. / Ver: Gara, Berria e topatu.info

Xabier Sagardoi, em casa, entre amigos e familiares
O preso político basco Xabier Sagardoi (Barañain, Nafarroa) foi libertado anteontem. Detido em Agosto de 2008, foi torturado, esteve três anos na prisão de Aranjuez e foi julgado com outros navarros em Novembro de 2011. Esteve ainda na prisão de Ocaña-I (a 500 km de casa), de onde saiu agora, com a pena a que foi condenado cumprida na íntegra.
No regresso a Barañain fez-se sentir bastante a presença da Guarda Civil, que não conseguiu impedir a recepção de boas-vindas a Xabier. / Fonte: ateakireki.com