domingo, 19 de maio de 2013

Elizondo foi a capital basca da solidariedade com o povo palestiniano

Num ambiente de festa e reivindicação, Elizondo foi ontem a capital basca da solidariedade com o Povo Palestiniano, numa jornada que também ficou marcada pelo mau tempo.

Centenas de pessoas juntaram-se ontem nesta localidade do Baztan (Nafarroa), respondendo assim à convocatória da Euskal Herria-Palestina Sarea.

As actividades lúdicas para os mais pequenos destacaram-se na parte da manhã - bastante chuvosa -, junto às arcadas da Câmara Municipal da localidade baztandarra. Por volta das 11h00, participaram na criação de um mural reivindicativo, enquanto um grupo de gente solidária representava a repressão e o acosso a que os palestinianos se vêem diariamente submetidos num «checkpoint sionista», no qual se identificavam e interrogavam os presentes na Praça do Povo.

Ao mesmo tempo, na Kultur Etxea Arizkunea James Petras e Adel Abou Salem davam início à conferência «Imperialismo, Sionismo e Apartheid na Palestina», à qual assistiram cerca de 130 pessoas.

O conhecido escritor, que visita Euskal Herria a convite do sindicato LAB, denunciou a presença do sionismo nos meios de comunicação capitalistas e a pressão que exerce em diversas áreas por forma a silenciar as vozes que denunciam o apartheid que o povo palestiniano sofre. Já o refugiado Adel Abou Salem denunciou a situação dos milhares de refugiados palestinianos e salientou a necessidade do boicote em todas as suas expressões como forma de pressão contra o sionismo.

O momento mais marcante da primeira parte do dia foi a concentração e o acto político conjunto organizado pela Rede Euskal Herria Palestina e pelo Herrira em defesa dos presos políticos palestinianos e bascos, no qual se procedeu à leitura do comunicado do acto central da jornada solidária em Elizondo, amenizado pelo som da txalaparta e pela leitura de poesia musicada.

É importante vincar a importância de que o Baztan seja declarado «território livre de sionismo», algo que foi concretizado nas declarações dos vereadores e das autoridades municipais da região.

A jornada solidária prosseguiu com um espectáculo de danças palestinianas e com o almoço popular, em claro ambiente de festa, antes dos concertos do cantautor Fermín Valencia e das bandas Kasu, La Jodedera, Palestinian Unit e do grupo local Tirry & Terry. / Ver: askapena.org / Fotos: EH-Palestina Eguna 2013