sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Eleak apresentou a iniciativa Askatasunaren Musika em defesa dos direitos civis e políticos

Amanhã, 11 de Maio, haverá uma série de mobilizações em defesa dos direitos civis e políticos em Iruñea e Iruñerria. O Eleak afirma que a repressão «tem vindo a aumentar nos últimos tempos» e, face a isso, decidiu organizar a iniciativa Askatasunaren Musika [música da liberdade], na qual a música se irá juntar «aos tão necessários direitos civis e políticos para as pessoas processadas». Poder-se-ão ouvir «acordes Livres e Legais» nas numerosas colunas que partirão de diferentes pontos de Iruñerria [comarca de Pamplona].

Ao final da tarde, pelas 18h00, haverá uma manifestação a partir do Palácio de Justiça de Nafarroa, com o lema «Epaiketa politikorik ez!» [não aos julgamentos políticos]. [Ver programa completo da jornada em ateakireki.com]

1. Em Fevereiro, foram julgados na AN espanhola dois jovens de Burlata, acusados de pertencer à Segi. Agora, aguardam pela sentença. / 2. Em Abril, um habitante de Elizondo foi julgado na AN espanhola, acusado de ser membro do Ekin. Agora, aguarda pela sentença. / 3. Também em Abril, o Supremo Tribunal confirmou as condenações de cinco jovens de Iruñerria a um ano de prisão, acusados de levar fotos de presos políticos na Korrika de 2009. / 4. No dia 8 de Maio, foi julgado um jovem de Antsoain na AN espanhola, no âmbito de mais um julgamento baseado em torturas. Acabou por ser absolvido. / 5. Hoje, 10 de Maio, um habitante de Burlata, colaborador da página Burlataherria, terá de depor como arguido no Tribunal de Iruñea, depois de a Procuradoria da AN espanhola ter solicitado o encerramento da página. / 6. No dia 28 de Maio, o Supremo Tribunal irá analisar a sentença da AN espanhola que condenou cinco jovens de Iruñerria a 6 anos de prisão, acusando-os de ser militantes do Ekin e da Segi.

Todos estes casos mostram que a repressão pela mera militância em organizações ilegalizadas não cessou. / Ver: ateakireki.com

«Um jovem de Burlata é absolvido, outro é condenado a um ano e três meses de prisão» (ateakireki.com)
Os jovens de Burlata Iñaki Torrea e Aitor Torrea não vão parar à cadeia: o primeiro por ter sido absolvido; o segundo por ter sido condenado a uma pena de um ano e três meses. Eram acusados de acções de kale borroka, e a única prova contra eles eram os depoimentos arrancados sob tortura - enquanto se encontravam incomunicáveis - aos jovens detidos em 2007 numa operação levada a cabo pela Guarda Civil e pela Polícia espanhola. Aitor Torrea terá ainda de pagar uma multa de 4700 euros.
Por outro lado, Fernando Sota, jovem de Tafalla acusado de ter afixado fotografias de presos políticos nas ruas da localidade, foi condenado pela AN espanhola a um ano de prisão por «enaltecimento do terrorismo».