sexta-feira, 10 de maio de 2013

Em Ondarroa, o muro popular segue pela noite fora

Depois do apelo feito esta semana por Urtza Alkorta, hoje ao fim da manhã começaram a aparecer pessoas na Alameda da localidade costeira biscainha, onde se realizou uma assembleia para explicar como iria funcionar o muro popular. Ali, encontravam-se vários representantes da esquerda abertzale e também Txerra Bolinaga, porta-voz do Eleak, que defendeu que é tempo de esvaziar as prisões e não de as encher e que «a sociedade já disse basta».

Por volta das 13h00, apareceu Urtza Alkorta, no meio de abraços e aplausos. Alkorta disse que todo este apoio era um balão de oxigénio e que, «apesar da dureza da prisão, iria fortalecida».

Maribi Ugarteburu, membro do Sortu e deputada no Parlamento de Gasteiz, disse que «os estados francês e espanhol insistem em manter a situação de bloqueio». «Continuam a levar gente de forma injusta, e, perante essa situação, só nos resta responder como povo».

À tarde, foi anunciada uma manifestação silenciosa para amanhã, às 13h00, a partir da Alameda de Ondarroa, convocada pelos signatários do Acordo de Gernika. Ao fim da tarde, realizou-se uma manifestação pelas ruas de Ondarroa, com o lema «Kartzelak hustutzeko garaia da» [é tempo de esvaziar as prisões].

Por outro lado foi feito um apelo para que as pessoas tragam tendas, sacos-cama e colchões e passem a noite na Alameda. Também foi apresentado o programa variado tanto para o resto dia de hoje (há chicharro para a janta; é Ondarru!) como para amanhã. / Ver: Berria e naiz.info / Fotos: Urtza Alkortari babesa Ondarroan (Berria / naiz.info)

Urtza Alkorta: «Ez dut beldurrik; kartzela militantzia esparru bat da» (Berria) [Não tenho medo; a prisão é um espaço de militância]

Muro popular em Ondarroa (Lea-Artibai eta Mutriku Hitza)

Muitas fotos, informação e links para várias notícias: Turrune!