sexta-feira, 24 de maio de 2013

O GIC manifesta a intenção de se reunir com o grupo de diálogo do Colectivo de Presos Políticos

O Grupo Internacional de Contacto reuniu-se ontem em Bilbo com o Grupo de Mediadores do Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK), segundo informou o colectivo num comunicado, no âmbito das reuniões que tem vindo a manter com partidos políticos, agentes sociais e sindicatos.

Na reunião estiveram presentes Brian Currin, Alberto Spektorowski, Pierre Hazan e Raymond Kendall (do grupo de mediadores internacionais) e Oier González, Arantza Zulueta e Mitxel Sarasketa (em representação dos mediadores do colectivo de presos).

No encontro, «ambas as partes salientaram a necessidade de encontrar fórmulas para ultrapassar o bloqueio» actualmente imposto ao processo de resolução, bem como a importância do «envolvimento de todos» nesse empreendimento.

O grupo de mediadores do EPPK destacou a importância do Fórum Social que decorreu em Dezembro em Bilbo e Iruñea e, fazendo uma leitura da política penitenciária que os estados espanhol e francês mantêm em vigor, considerou que a dispersão dos presos constitui um obstáculo, que só será superado com o apoio de todos.

Os membros do GIC consideraram positiva a «reflexão do EPPK sobre a necessidade de promover o processo de paz e o caminho que percorreu até agora». Manifestaram ainda a intenção de «se reunirem com o grupo de diálogo do colectivo de presos»; irão pedir autorização para tal nos próximos dias. / Ver: naiz.info e Berria