sexta-feira, 10 de maio de 2013

Depois das detenções, o Acordo de Gernika insiste na resolução e convoca concentrações para amanhã

Na sequência das detenções recentes de seis cidadãos bascos no Estado francês, signatários do Acordo de Gernika - Ikasle Abertzaleak, ESAIT, Herrira, ESK, LAB, Gorripidea, Sortu, Bilgune Feminista, Eusko Alkartasuna, Stee-Eilas, Etxerat, Aralar e Alternatiba - deram ontem uma conferência de imprensa em Donostia, no decorrer da qual apresentaram uma convocatória para este sábado: concentrações, às 12h00, frente às Câmaras Municipais do País Basco, com o lema «Euskal Herriak bakea behar du» [o País Basco precisa de paz].

Os signatários do Acordo de Gernika afirmaram ontem que os governos espanhol e francês não vão conseguir acabar com as esperanças de paz da sociedade basca. «Nós, agentes políticos, sindicais e sociais, não o iremos permitir», salientaram Gorka Berasategi (LAB) e Itziar Arratibel (Esait).

Na conferência de imprensa em Donostia, Berasategi e Arratibel, que estiveram acompanhados por Pernando Barrena (Sortu) e Nagore García (Herrira), entre outros representantes dos colectivos signatários, criticaram a detenção de Andoni Goikoetxea, Raúl Aduna, Kepa Arkauz, Ekhiñe Eizagirre, Julen Mendizabal e Igor Uriarte. Os seis cidadãos bascos foram presos na terça-feira pela Polícia francesa em Bois, Montpellier e Brive-la-Gaillarde (Occitânia).

Em seu entender, os executivos de Madrid e Paris ignoram os acordos alcançados pela sociedade basca a favor da resolução do conflito e, em vez de caminhar para a paz, decidiram «responder com as receitas do passado à nova situação política». Lembraram que nos últimos meses os gabinetes de Mariano Rajoy e François Hollande não deram «um único passo» em direcção à paz e à normalização.

Por outro lado, os dois porta-vozes do Acordo de Gernika reiteraram o compromisso dos signatários com a paz e reafirmaram a sua intenção de continuar a promover «um processo de resolução integral do conflito basco para que não se perca esta oportunidade histórica».

Assim, decidiram convocar concentrações para amanhã ao meio-dia em frente às Câmaras Municipais de todo o País Basco. As mobilizações terão como lema «Euskal Herriak bakea behar du» [o País Basco precisa de paz].

Ontem, teve lugar uma concentração de protesto na Praça da Virgem Branca, em Gasteiz. A mobilização, convocada por LAB, STEE-EILAS, ESK, Herrira, Bilgune Feminista, Herrria 2000 Eliza, Ernai, Etxerat, Ikasle Abertzaleak, Sortu, Aralar, Eusko Alkartasuna e Alternatiba, foi secundada por uma centena de pessoas e tinha como lema «Por la solución, no más detenciones. Stop a la represión». / Ver: Gara / Ver também: Berria