Um grupo de pessoas de Bilbo criou a plataforma «Grebalariak aske!» para pedir a absolvição de quatro jovens imputados na sequência de incidentes ocorridos na Greve Geral de 29 de Março 2012. A Procuradoria pede cerca de 14 anos de prisão para Urtzi Martinez, Jon Telletxea e Aitor Fernandez. Para Irantzu Yaldebere, que era menor quando foi detida, pede 18 meses de trabalho social. Acusam-nos de ter ferido dois ertzainas.
Para os membros da plataforma, o processo movido contra os quatro jovens baseia-se numa «montagem» policial. Acrescentaram que os jovens foram presos pelo trabalho que realizam ao nível do movimento social nos seus bairros; afirmaram que a Procuradoria se baseia apenas na versão da Ertzaintza, sem apresentar qualquer prova que confirme a participação dos jovens nos incidentes.
Entretanto, a plataforma deu início a uma campanha de recolha de assinaturas e de apoio a um manifesto hoje apresentado.
Penas pedidas: Aitor Fernandez: 14 anos e 5 meses de prisão / Urtzi Martinez: 13 anos e 11 meses de prisão / Jon Telletxea: 13 anos e 11 meses de prisão / Irantzu Yaldebere: 18 meses de trabalho social / Fonte: topatu.info / Mais informação e vídeo: BilboBranka
Sindicatos e colectivos sociais registam em Nafarroa a convocatória de greve geral para 30 de Maio
Uma delegação dos sindicatos e dos colectivos sociais que convocam a Greve Geral de 30 de Maio registou hoje a convocatória de greve no Departamento de Trabalho de Nafarroa. Em declarações à comunicação social, Mitxel Lakuntza (ELA) e Igor Arroyo (LAB) enfatizaram a necessidade da greve para promover a mudança social em Nafarroa, face a um modelo corrupto e anti-social. Por outro lado, pediram aos sindicatos UGT e CCOO que ouçam a mudança pedida pela maioria social e que adiram também à Greve Geral. / Ver: LAB