domingo, 5 de maio de 2013

A Audiência Nacional proibiu o Bizkargi Eguna e Larrabetzu respondeu com uma festa

Baseando-se numa frase da convocatória para a subida ao monte Bizkargi - «Hemos nacido para la lucha» -, a Audiência Nacional espanhola proibiu o Bizkargi Eguna, acto tradicional que se celebra na localidade biscainha de Larrabetzu e no qual são homenageados os gudaris bascos que na Guerra de 36 defenderam com heroísmo e muito sangue a República e a soberania basca das hordas fascistas.

Depois, a Polícia autonómica - que recebeu instruções para tal do tribunal de excepção - fez questão de garantir que as leis espanholas eram cumpridas e que o acto político não se realizaria, enviando um par de furgões para o local.

Como subir o monte ainda não é proibido nesta «democracia», cada vez mais espanhola e menos democrática, dezenas de pessoas fizeram-se ao monte e, como é hábito, subiram até ao cume do Bizkargi, onde os fascistas assassinaram dezenas de gudaris. Estes defendiam a democracia daqueles anos face à agressão fascista espanhola, que, como é sabido, acabou por instaurar um regime assassino.

Num dia tão bonito como o de hoje - e não estando ainda proibidas também as festas -, centenas de pessoas viveram depois uma jornada de confraternização e alegria na praça de Larrabetzu - que por certo soube bem melhor do que a vitória dos amargos censuradores de sempre. A diversão e o bom ambiente foram as notas dominantes.

O povo em grande versus o fascismo espanhol e seus aliados. / Fonte: boltxe.info