sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A Polícia espanhola prendeu Irati Mujika em Aramaio

Acusada de pertencer à Segi, Irati faz parte do grupo de quarenta jovens imputados no processo 26/11. Em Outubro último, quando do início do julgamento, decidiu não comparecer no tribunal de excepção. O julgamento será retomado na semana que vem e as últimas sessões estão previstas para 30 e 31 de Janeiro.

Irati Mujika foi detida ontem à tarde em Aramaio (Araba) por agentes à paisana da Polícia espanhola. De acordo com o portal Gazte Iraultza, a detenção ocorreu na Nardeaga kalea, quando a jovem se encontrava acompanhada pelo seu namorado. Este pôs-se à frente da viatura em que Irati foi metida, tendo sido afastado pelos polícias de forma agressiva, aos pontapés e com puxões de cabelos.

Juntamente com Goizane Pinedo, Unai Ruiz Pou e Idoya Iragorri, Irati Mujika recusou-se a comparecer no julgamento de 40 jovens independentistas que, desde Outubro, tem estado a decorrer na AN espanhola. Permaneceu escondida desde então, e deixou-se ver em público algumas vezes, como forma de desobediência civil.

Irati já fora detida em Novembro de 2008. Foi encarcerada depois de passar quatro dias incomunicável nas instalações na Polícia espanhola, onde, afirmou, foi torturada. / Ver: naiz.info e gazteiraultza.info

Ver também: «Irati Mujika encontra-se na prisão de Martutene à espera de ser levada para Madrid» (naiz.info)