sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Apesar da criminalização e das ameaças da extrema-direita, a Yesca deu voz a Euskal Herria em Madrid

A Yesca convocou para ontem, 16, na Faculdade de História da Universidade Complutense de Madrid (UCM), um debate sobre a repressão que a juventude independentista basca sofre há vários anos por opor «o seu projecto político ao projecto falsamente democrático das elites governantes do Estado espanhol».

Em comunicado, a organização juvenil castelhana afirma que «a sua visão do conflito basco é importante para o entender e mais ainda num sítio como Madrid, onde as vozes discordantes da ideologia dominante dos grandes partidos no poder são constantemente silenciadas, criminalizadas e reprimidas».

Desde que a Yesca tornou pública a convocatória do acto, «uma grande parte da direita fez pressão para evitar que este se realizasse»: a «juventude do PP tentou boicotá-lo através das redes sociais; grupos neonazis fizeram ameaças na Internet; a imprensa mais conservadora e reaccionária criminalizou o evento ou divulgou mentiras sobre ele; a AVT e a Delegação do Governo espanhol em Madrid pressionaram a Reitoria da UCM para que não autorizasse a sua realização», prossegue o comunicado.

Perante este cenário, a Yesca «decidiu não ceder às pressões e levar a iniciativa por diante, realizando tudo o que estava previsto numa sala de aula vazia». Pouco depois das 17h30, «juntaram-se cerca de 80 pessoas», que assistiram a um debate «centrado na situação de repressão e constante criminalização vivida pelo movimento juvenil independentista de esquerda no País Basco», diz o texto.

«Passados três quartos de hora, quando o debate estava a terminar, chegou à faculdade quase uma dezena furgões policiais», tendo os agentes começado a evacuar o edifício por causa de uma ameaça de bomba. Para a Yesca, a ameaça partiu «com toda a certeza da extrema-direita», que assim «procurava evitar a realização do encontro», mas «sem o ter conseguido». A organização juvenil castelhana considera ainda digna de nota a «manipulação» da notícia por parte de um órgão de comunicação social, «que atribui» a realização da ameaça à própria Yesca - «o que é completamente falso».

Apesar de toda a pressão feita pela «imprensa de direita, a Delegação do Governo, as organizações satélites do PP e fascistas», a Yesca faz um balanço positivo da iniciativa, pois «a voz da juventude independentista basca de esquerda pôde-se ouvir em Madrid».

No final do comunicado, antes de agradecer a todos os que estiveram presentes no acto, a Yesca denuncia «uma vez mais a criminalização a que é submetida por se solidarizar com a luta pela liberdade do povo basco» e afirma que continuará a exercer a solidariedade internacionalista em Castela. / Ver: lahaine.org

Notícia relacionada: «Faculdade madrilena evacuada por ameaça de bomba num debate de jovens independentistas bascos» (naiz.info)

Ver também: «O Ministério Público continua a pedir seis anos de cadeia para todos os jovens independentistas» (naiz.info)