sábado, 18 de janeiro de 2014

Goizane Pinedo e Unai Ruiz detidos pela Ertzaintza depois de se acorrentarem a uma varanda

Começou em Outubro de 2013, na AN espanhola, o julgamento de 40 jovens independentistas bascos acusados de pertencer à Segi, no âmbito do processo 26/11. Goizane Pinedo e Unai Ruiz - tal como Idoya Iragorri e Irati Mujika (esta última detida recentemente, em Aramaio, Araba) - decidiram não comparecer, por considerarem que esse «tribunal especial não tem legitimidade para os julgar» e para levarem a efeito a desobediência civil contra os julgamentos políticos. Permaneceram escondidos desde então, embora aparecendo algumas vezes em actos públicos.

Hoje, no final de uma kalejira em defesa da desobediência civil e para assinalar o segundo aniversário da detenção do também gasteiztarra Ekaitz Samaniego, Goizane Pinedo e Unai Ruiz Pou apareceram acorrentados a uma varanda da Rua La Paz, na capital alavesa. Então, muitas das pessoas que tinham participado na mobilização juntaram-se em frente ao edifício em que os jovens estavam, e cantaram e gritaram palavras de incentivo e apoio.

A Ertzaintza apareceu logo a seguir. Enquanto uns agentes entraram no edifício para prender os dois jovens, outros fizeram uma barreira na rua, o que provocou alguma tensão.
Pouco depois, Goizane e Unai foram levados do local, detidos, no meio de aplausos e gritos de apoio.

Belen Arrondo, deputada do EH Bildu no Parlamento de Gasteiz, esteve no local, tendo afirmado que este não é um tempo para mais detenções, mas sim «para procurar soluções». / Ver: naiz.info e topatu.info / Texto lido na mobilização e nota após as detenções (BorrokaGaraiaDa)

Momento em que aparecem à varanda [Ion Telleria]
Momento da detenção de Goizane e Unai [Ion Telleria] Mais vídeos e fotos: topatu.info, gazteiraultza.info, naiz.info e lahaine.org