domingo, 12 de janeiro de 2014

Distúrbios em Burgos, a resposta de um povo farto

Têm estado a ser divulgadas diversas notícias sobre a eclosão de distúrbios violentos no bairro popular de La Gamonal; e, segundo consta, a revolta alastrou a outros bairros da cidade de Burgos. As causas destes distúrbios são claras: a população está farta das manobras especulativas da Arranz Ancinas. Esta empresa de construção, responsável pela morte de dez trabalhadores num armazém que era propriedade sua e onde guardava produtos químicos sem segurança, queria avançar com o projecto de construção de um boulevard no bairro operário de La Gamonal. Em conivência com o governo municipal de Burgos, a empresa tinha conseguido iniciar as obras noutros bairros, colocando vedações e trazendo escavadoras à socapa. A presença policial fazia frente à oposição dos moradores, mas a luta popular já paralisara as obras no bairro de San Agustín.

Hoje [dia 10], era vez do bairro de La Gamonal, mas os moradores prepararam-se para resistir. Às 17h00, cerca de 200 pessoas concentraram-se em redor das obras na Rua Vitória para impedir o seu início. A repressão policial sobre os moradores, com numerosas cargas, precipitou o desencadeamento dos distúrbios: ergueram-se barricadas, houve confrontos com a Polícia, foram atacadas sucursais bancárias. De acordo com diversos diários locais, parece que, em virtude destes acontecimentos, a Plataforma de Moradores que convocara a mobilização se dissolveu após os distúrbios. La Mancha Obrera continuará a informar. / Tradução da notícia de La Mancha Obrera via lahaine.org / Ver também: insurgente.org / Vídeo: protestos e confrontos em Burgos

Leitura: «Gamonal: Orgullo de Castilla», de Yesca (lahaine.org)
Lo que está en juego en Gamonal no es un simple Bulevar, sino el cuestionamiento del propio modelo especulativo del capitalismo español que nos ha llevado a la actual crisis. Pretenden continuar con la trama de la corrupción y el ladrillo, pero ya no pasamos por el aro.