quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Burlata exige «uma solução justa e definitiva para as consequências do conflito»

Uma centena de pessoas, colectivos populares e vereadores de Bildu e NaBai desta localidade de Iruñerria [Comarca de Pamplona] denunciaram a «operação mediático-policial» realizada no passado dia 8, bem como a detenção de Mikel Almandoz.

Os presentes denunciaram «a ocupação» de Burlata pela Guarda Civil e a Polícia espanhola e designaram aquilo que se passou nesse dia como uma situação «de Estado de Excepção próprio das ditaduras militares».

Todos afirmaram ser, tal como o detido desta localidade - Mikel Almandoz -, mediadores entre o colectivo de presos «e o resto da sociedade» e reclamaram «uma solução justa e definitiva para as consequências do conflito político violento que durante décadas» sofreram e hoje ainda sofrem, «para que o sofrimento fique para trás e se consolide a paz neste país».

Consideraram também «indispensável» a mudança da política penitenciária, sendo que tal deve implicar o desaparecimento de todas «as medidas de excepção» e o fim da política de dispersão dos presos, «com a qual se castiga também os seus familiares e amigos».

Conferência de imprensa em Burlata Fonte: ateakireki.com