domingo, 5 de janeiro de 2014

Dispersão: Xabier Sagardoy e Luis Goñi transferidos para cadeias mais distantes de Barañain

Num contexto de intensa campanha contra a dispersão dos presos políticos bascos, que culminará na grande mobilização de dia 11 em Bilbo, o Governo espanhol procedeu à transferência de dois jovens presos de Barañain (Nafarroa), condenados a seis anos de cadeia por pertencerem à Segi. Luis Goñi e Xabier Sagardoy encontravam-se a cumprir pena na prisão de Iruñea e foram transferidos para as prisões de Daroca (Saragoça) e de Sória, respectivamente.

Os dois jovens, condenados em Julho de 2013 pelo Supremo Tribunal espanhol a seis anos de prisão por pertencerem à organização juvenil revolucionária Segi, estiveram escondidos cerca de dois meses. No final de Setembro, Xabier Sagardoy, Xapo, anunciou que ia «fazer uma vida pública» e, ainda nesse mês, foi detido pela Guarda Civil em Sorlada, localidade da região de Lizarraldea de onde é natural. Luis Goñi reapareceu em público no herri harresia [muro popular] construído em Iruñea a 13 de Outubro, e foi detido na ocasião.

360km para 40 minutos
Foram ambos levados para a cadeia de Iruñea (a uns cinco minutos da sua localidade de residência, Barañain) e encontravam-se diariamente no pátio. A transferência de ontem implica que deixem de se ver e que os seus familiares e amigos tenham de percorrer centenas de quilómetros para os visitar. Saragoça e Sória ficam a cerca de 180 km de Barañain, ou seja, cada visita semanal de 40 minutos são 360 quilómetros na estrada.

Manifestação de protesto
Em protesto contra a transferência dos dois jovens para prisões mais afastadas de casa e uma situação recente que envolveu um deles (Luis Goñi foi impedido de se despedir da avó quando esta faleceu), foi convocada para 10 de Janeiro (19h00, Udal plaza), em Barañain, a manifestação com o lema «no a la dispersión, presoak etxera».

A iniciativa Tantaz Tanta incentiva as pessoas a virem para as ruas, pois essa é a «única forma de acabar com este tipo de políticas», e recorda que Karmele Solaguren, habitante de Barañain, morreu por causa da «política de dispersão» (precisamente junto a Sória, onde agora está preso Xabier Sagardoy), no decorrer de uma visita ao seu filho Ekain, preso em Madrid. / Ver: plazaberri.info