segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Na sexta, manifestação em Bilbo para exigir a libertação dos interlocutores do EPPK

Familiares, amigos e vizinhos de Aitziber Sagarminaga e Arantza Zulueta deram uma conferência de imprensa este sábado, em Bilbo, para denunciar a detenção e encarceramento de ambas, no âmbito da operação contra a interlocução do EPPK, em que foram também detidos Jon Enparantza, José Campo, Egoitz López de Lacalle, Aintzane Orkolaga, Asier Aranguren e Mikel Almandoz. Para exigir a sua libertação, convocaram uma manifestação para a próxima sexta-feira, 24, a partir da Praça Santiago, na capital biscainha, às 19h30.

Em seu entender, a operação policial é a «resposta dos inimigos da paz», que «investem furiosos contra trabalha nessa direcção, no caso, as nossas familiares, amigas e vizinhas Aitziber e Arantza»; e «põe novamente em evidência a atitude do Estado em relação a Euskal Herria e aos passos que foram dados e continuarão ser dados neste país em defesa da resolução» do conflito. «Estamos perante um ataque contra toda Euskal Herria, contra a resolução e a paz», afirmaram.

Assim, consideram «imprescindível» seguir o seu «próprio caminho» para «poderem garantir os direitos que lhes assistem». Nesse caminho, disseram, também é «imprescindível respeitar os direitos das presas e dos presos políticos bascos». / Ver: naiz.info