sábado, 11 de janeiro de 2014

Irati Mujika foi encarcerada em Soto del Real

A jovem de Amezketa (Gipuzkoa), detida na quinta-feira em Aramaio (Araba), foi hoje encarcerada na prisão de Soto del Real, depois de ter sido conduzida à presença de um juiz da AN espanhola.

A intenção do juiz é julgá-la com os outros arguidos no processo 26/11, em que 40 jovens são acusados de pertencer à organização juvenil revolucionária Segi; no entanto, o magistrado fica à espera do parecer do Ministério Público e da acusação particular antes de tomar uma decisão, que só deverá ser conhecida na próxima quinta-feira, 16, quando o julgamento for retomado. Enquanto o julgamento durar, Irati estará na prisão de Soto.

Acusada de pertencer à Segi e arguida no processo 26/11, Irati decidiu, com outros três jovens, faltar ao julgamento e não comparecer na AN espanhola. Encontrava-se escondida desde Outubro, tendo aparecido em público algumas vezes, como forma de desobediência civil. / Ver: Berria e naiz.info

Os oito detidos na quarta-feira recusam-se a prestar declarações à Guarda Civil
Como não estão incomunicáveis, os oito bascos detidos na quarta-feira na operação contra a interlocução do EPPK foram assistidos esta manhã pelos seus advogados de confiança, Haizea Ziluaga e Ainhoa Baglietto, no quartel de Tres Cantos. Recusaram-se a prestar declarações à Guarda Civil.

De acordo com as advogadas, Arantza Zulueta, Jon Enparantza, Aintzane Orkolaga, Mikel Almandoz, Asier Aranguren, Aitziber Sagarminaga, Jose Luis Campo e Egoitz Lopez de la Calle foram tratados de forma «correcta» nestes três dias.

Entretanto, o juiz Eloy Velasco respondeu de forma positiva às solicitações dos agentes e da Procuradoria e decretou, ontem, o prolongamento do período de detenção, pelo que os detidos só devem ser ouvidos pelo magistrado na segunda-feira de manhã. As advogadas de defesa discordaram com este procedimento, considerando que os detidos deviam ter sido presentes ao juiz ontem mesmo. / Ver: naiz.info