segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Faleceu Kepa Bereziartua, militante histórico e antigo presidente da EAE-ANV

Kepa Bereziartua, membro da Mesa Nacional do Herri Batasuna e militante histórico da Eusko Abertzale Ekintza [Acção Nacionalista Basca], de que foi presidente entre 2002 e 2008, morreu no Hospital de Txagorritxu, em Gasteiz. Tinha 64 anos.

Kepa Bereziartua assumiu a presidência da EAE-ANV de Junho de 2002 até à ilegalização do partido, em 2008. Em Fevereiro deste ano, o juiz Baltasar Garzón suspendeu as actividades do partido e uns meses mais tarde, em Setembro, o Supremo espanhol ilegalizou-o. Em Janeiro do ano seguinte, a decisão foi confirmada pelo Tribunal Constitucional, que acusou a EAE-ANV de ser uma sucessão do ilegalizado Batasuna.

No âmbito de todo este processo, Kepa Bereziartua foi indiciado pelo juiz-estrela, juntamente com Antxon Gómez e Alazne Arozena, sendo acusado de colaboração com a ETA.

Amanhã, Bereziartua será homenageado em Arrasate (Gipuzkoa), onde vivia. O acto terá lugar às 19h00 junto ao tanatório, no bairro de Musakola. / Ver: naiz.info e Berria [Agur eta ohore!]