segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

No sábado, Uribe Kosta vai mobilizar-se contra os julgamentos políticos

Foi convocada para este sábado, 1 de Fevereiro, uma mobilização na Comarca de Uribe Kosta (Bizkaia) contra os julgamentos políticos. Duas colunas - uma proveniente de Gorliz e outra de Erandio - juntar-se-ão em Algorta (Getxo), onde, às 13h30, terá início uma manifestação.

De Gorliz, vem uma caravana de automóveis, que passará pelas herrikos de Urduliz (Iretargi), Sopela (Mikelats) e Berango (Sei Herri). De Erandio, vem uma marcha de ciclistas, que passará pela herriko local (Hegoalde), a de Astrabudua (Egoki), Leioa (Kurkudi) e Erromo (Branka). [Gora gu ta gutarrak!]

Para além do protesto contra os julgamentos políticos, nomeadamente os relacionados com os processos 26/11 (contra a juventude independentista) e 35/02 (contra militantes da esquerda abertzale), a mobilização tem também como objectivo apoiar os habitantes da comarca imputados nestes casos.

O julgamento dos jovens independentistas termina a 31 deste mês, e Xabi de la Maza, de Gorliz, é um dos arguidos. Nesse dia, haverá múltiplas iniciativas por todo o país.
O julgamento contra as Herriko Tabernas e o Batasuna - no qual estão envolvidas várias herrikos da comarca - irá prolongar-se.
No dia 1 de Fevereiro, Uribe Kosta exigirá o fim de todos os julgamentos políticos.

Uribe Kosta LIBRE. Epaiketa politikorik ez! Ver: sopela.net e libre getxon