
De acordo com testemunhas presenciais, no dia 2 de Agosto de 2013, dezenas de militares da Guarda Civil, armados com metralhadoras, entraram numa casa na Gaztainondo plaza com um mandado de busca e captura contra Luis Goñi e Xabier Sagardoy (dois jovens acusados de ser da ilegalizada Segi que tinham decidido esconder-se, em protesto contra os julgamentos políticos e em defesa dos direitos civis e políticos). Nenhum deles foi encontrado na casa que foi alvo das buscas.
Para denunciar esta acção e reivindicar a liberdade dos dois jovens, no dia 21 de Agosto mais de uma centena de pessoas participaram numa conferência de imprensa frente à casa que tinha sido alvo das buscas. Nela, podiam ver-se as fotos dos jovens da localidade, e é por esse facto que, agora, três habitantes são acusadas de «enaltecimento».
Recorde-se que, entre Junho e Outubro de 2013, se realizaram muitas mobilizações de apoio aos jovens, de que são exemplo o cordão humano com mais de 1500 pessoas em Barañain ou a «Desobedientzia Martxa» em Iruñea. / Ver: Plazaberri / Mais informação: «Quatro imputados e 6300 euros de multas por participarem em actos de solidariedade com Goñi e Sagardoy» (naiz.info) [Foto de arquivo]
IRUÑEA: PELOS DIREITOS DOS PRESOS FRENTE À SEDE DO PP
PRESO POLÍTICO XABIER BALANTZATEGI LIBERTADO
De acordo com a informação divulgada pela Etxerat, o preso político basco Xabier Balantzategi (Bilbo) foi libertado ontem. Balantzategi foi detido em 30 de Novembro de 2007 e depois encarcerado, no âmbito do macro-processo 18/98, juntamente com várias dezenas de cidadãos bascos. Foi arguido na parte relativa ao Ekin. (naiz.info)