quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jovens criam dinâmica «Sakana gorria», para poderem «viver e trabalhar» na região

A dinâmica «Sakana gorria» [Sakana vermelha] tem um objectivo claro: «criar alternativas» à situação de grave crise que se vive na região navarra de Sakana, para que ali seja possível «viver, trabalhar e aprender».

Como realçam no comunicado emitido, esta região tem sido fortemente fustigada pela crise: o encerramento de dezenas de empresas, a destruição de centenas de postos de trabalho, o desemprego e a falta de ajudas sociais são sintomas agudos.

Para lutar contra este cenário, pelo qual também responsabilizam o Governo da UPN, consideram fundamental que os jovens se unam e trabalhem juntos.

A dinâmica «Sakana Gorria» terá duas fases: a primeira é de formação, de «criação de consciência de classe»; e ainda que, na verdade, a formação seja um processo «constante» e «sem fim», lá para a Primavera haverá alguns encontros, que hão-de preceder a segunda fase, na qual «a teoria será posta em prática» e «as alternativas serão criadas».

No âmbito dos trabalhos da primeira fase, no próximo sábado, dia 1 de Fevereiro, a «Sakana gorria/vermelha» irá promover uma visita à casa ocupada Errekaleor, em Gasteiz, para falar com os jovens que lá estão e trocar experiências. / Ver: topatu.info