sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

«Nuestro Mayo rojo», a história como ferramenta de futuro

A Ipar Hegoa Fundazioa e a editorial Txalaparta publicam a obra Nuestro Mayo rojo. Aproximación a la historia del movimiento obrero vasco (1848-1990) [à letra: O Nosso Maio vermelho. Aproximação à história do movimento operário basco (1848-1990)], um volume de 850 páginas em que se abordam os acontecimentos históricos que balizaram as lutas operárias em Euskal Herria no último século e meio.

Os textos são da autoria de Patxi Abasolo López, Dabid Mendaza Clemente e Joxerra Bustillo Kastrexana, que também assina o epílogo. O livro conta ainda com um prólogo de Eugenio Etxebeste Arizkuren e uma introdução do historiador Giovani Giacopucci.

A obra, que inclui biografias de destacados lutadores e sindicalistas, acompanhadas por numerosas fotografias históricas, pode servir de base de estudo a todos aqueles que, sindicalistas ou militantes de movimentos sociais ou políticos, queiram aumentar os seus conhecimentos sobre uma história por vezes esquecida, outras vezes posta de parte e muitas outras contada de forma interessada para tentar esconder a ligação existente entre as lutas sociais e as lutas nacionais.

Essa íntima ligação é precisamente a tese central que o livro sustenta. Não se trata tanto de apresentar novidades historiográficas em si, mas antes de contar o que se passou numa perspectiva mais em linha com o reconhecimento da realidade nacional basca, perspectiva que não se encontrava na maioria dos trabalhos e monografias publicados até hoje no País Basco. A linguagem utilizada, de fácil compreensão, não se destina a especialistas, como acontece com outras obras de história, mas ao público em geral.

O livro estará à venda a partir de Fevereiro. / Mais informação: LAB Sindikatua